Em julho de 2018 fui participar do “Intercâmbio de Jovens de Shimane Brasil” em Shimane-ken por 2 semanas junto com mais duas brasileiras, onde ficamos hospedadas no Centro Internacional de Shimane na cidade de Matsue, uma cidade tranquila e maravilhosa.
Essas duas semanas que passei em Shimane-ken foram incríveis. Além de me divertir bastante, aprendi muito sobre a cultura da província em que o meu avô nasceu. Algumas das atividades que fiz lá foi assistir a performance de Iwami Kagura, uma apresentação muito famosa nessa província; aprendi a fazer a cerimônia do chá; visitei lindos lugares de lá, como templos, o Castelo de Matsue e o Yuushien Garden; experimentei comidas deliciosas; e consegui aprender a tocar o Zeni Daiko, um instrumento feito com bastão e com moedas de go en dentro.
Também participei do programa “Asas do nordeste asiático em Shimane” com mais outros 4 países (Japão, China, Rússia e Coreia do Sul), onde pude ter o contato com pessoas de outras nacionalidades. Fizemos várias atividades, como brincadeiras para integração; aulas e discussões sobre o tema Segurança Alimentar do Japão e de cada país; e tivemos a experiência de ficar na casa de uma família japonesa e conhecer como eles vivem.
Eu ainda consegui ter a chance de conhecer parentes que moram em Shimane-ken que nunca tinha encontrado antes. Foi muito bom ter conhecido um pouco mais da família do meu avô e ter passado um tempo com eles.
Nessas duas semanas, consegui melhorar muito o meu japonês desde o primeiro dia em que cheguei em Shimane-ken e voltei para o Brasil com muitos conhecimentos, experiências diferentes e novos amigos, que levarei para o resto da vida.
Autor: Fernanda Minae Paulino Sasaki