Depoimento de Audrey Emy Higashitani sobre período em Shimane

Depoimento de Audrey Emy Higashitani sobre período em Shimane

Meu nome é Audrey Emy Higashitani e fui bolsista Shimane / JICA 2018 por um período de 7 meses. Concluí o treinamento do curso de “Aquisição de conhecimento em planejamento e gerenciamento de construção civil (Incluindo Sustentabilidade, tecnologias e estratégias) dentro de empresas japonesas na Província de Shimane”. Além de adquiri conhecimento profissional, pude ter aulas de japonês o qual me ajudou muito no começo, aprendi muito sobre a cultura e costumes, conheci pessoas incríveis que me ajudaram ao longo dessa caminhada e fiz amizades maravilhosas.

Assim que cheguei em Shimane, fui muito bem recebida por todos os membros do Kokusai Center, da prefeitura e pelo meu professor responsável. Foram 7 meses morando sozinha em um apartamento, longe da família e dos amigos do Brasil. Tive saudades, porém todo pessoal de Shimane me ajudaram quando precisava e fizeram de tudo para que me sentisse em casa. Agradeço muito a todos!

Em geral, posso dizer que meu treinamento da JICA foi muito bem aproveitado. Uma parte do meu treinamento foi na faculdade sendo treinado pelo professor Matsumoto. Um excelente professor, o qual adquiri conhecimento e aprendi muitos valores com ele. Outra parte, fiquei na prefeitura, onde pude aprender muito com o Departamento de Engenharia da prefeitura de Shimane. Conheci várias divisões deste departamento e os respectivos trabalhos de cada um. Fui muito bem recebida e todos são excelentes profissionais! Também tive oportunidade de fazer treinamento em empresas japonesas de Shimane, como parte do curso da JICA.

Além disso, tive oportunidade de participar de um programa cultural de Shimane junto com mais duas brasileiras. Foram várias atividades com intuito de conhecer mais sobre a cultura de Shimane e do Japão. Depois, participamos do Programa “Hokudou Asia Koryuu no Tsubasa in Shimane” junto com chineses, russo, coreanos e os voluntários japoneses. Foi uma experiencia única pois, pude fazer homestay, conheci pessoas de outros países e pudemos trocar várias ideias de variados assuntos.

Fora o treinamento, tive oportunidade de vivenciar outras experiências durante o período que estive no Japão, como escalar o monte Fuji, encontrar outros bolsistas brasileiros, conhecer outras províncias e conhecer meus parentes de Shimane.

Minhas experiências no Japão foram incríveis e agradeço muito por toda essa oportunidade que pude ter. Aos meus pais, amigos e pessoal do Shimane kenjinkai, muito obrigada pelo apoio!

だんだん!

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*