Em janeiro de 2020 (13/01-30/01) fomos ao Japão pelo Intercâmbio de jovens que acontece todos os anos no Shimane Kenjinkai do Brasil e este foi o primeiro ano em que essa bolsa foi vinculada com a JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão) com o nome de: Curso de cultura japonesa para formação de sucessores das associações dos jovens de entidades nikkei.
Diferente dos últimos anos, tivemos treinamento de 1 semana na JICA Yokohama (14/01-20/01) junto com diversos bolsistas de outros países além do Brasil como: Argentina, Peru, Bolívia, Uruguai, Cuba. Nesse período tivemos palestras sobre a história socioeconômica do Japão e sobre a história da imigração. Visitas ao museu de imigração e ao centro de desastre naturais. E tivemos aulas de japonês para nos prepararmos para o período de permanência no Japão.
Em Shimane (20/01-30/01), ficamos no Centro Internacional de Shimane (SIC) que fica em Matsue e a prefeitura de Shimane ficou responsável pelas atividades culturais. Além de nós, havia mais 3 bolsistas da JICA: Bruno (Brasileiro), Jimena (Argentina), Cristian (Argentino) e Sayuri (Peruana). E nesse período de 10 dias fizemos diversas atividades culturais aprendendo mais sobre Shimane e o Japão. Entre elas:
Visitamos o Castelo de Matsue
Aprendemos a fazer Sobá (Macarrão típico de Shimane)
Visitamos a fábrica de Washi (papel típico japonês, o produzido em Shimane é considerado patrimônio cultural pela UNESCO)
Viajamos até Yunotsu, e lá aprendemos sobre Iwami Kagura, como as máscaras são produzidas
e assistimos uma apresentação de Iwami Kagura no templo
Visitamos o santuário de Izumo Taisha
Além desses também visitamos a prefeitura de Shimane, a residência clássica de samurai, o museu memorial de Lafcardio Hearn e o museu de arte Adachi (famoso pelo seu jardim). Tivemos aulas de Taiko, Zenidaiko e culinária. E aprendemos um pouco sobre a cerimônia do chá, o wagashi e sobre o Koto (instrumento musical).
E no último dia usamos o que aprendemos nas aulas de culinária para preparar o almoço para os membros da prefeitura e para alguns membros da associação de famílias de imigrantes em Shimane. E apresentamos o que foi feito no nosso intercâmbio para os membros da Jica e da associação de imigrantes.
Autores: Camila Hirakata e Rafael Nagano