Shizen Ambiental

O Shizen Ambiental é um programa voltado às ações de Meio Ambiente da Associação Shimane Kenjin do Brasil, que conta com o apoio da JICA-Japan International Cooperation Agency e do Governo da Província de Shimane (Japão)  e tem como objetivo, fomentar e divulgar o ensino da Educação Ambiental sob conceitos japoneses, e todas as boas práticas que se referem ao meio ambiente, contribuindo no aprimoramento das habilidades práticas para a educação ambiental, promovendo a compreensão e iniciativas da proteção ambiental junto às crianças e aos cidadãos.

Um projeto que julgamos de grande interesse e que apresentamos agora é o projeto de educação ambiental desenvolvido desde 2014, na cidade de Caçapava, o Projeto Clareira na Mata (link), idealizado pelo ex-bolsista JICA, Sergio H. Ishikawa, que ao estagiar na Província de Shimane sob o tema “Aspectos das Construções de Edifícios Escolares e Preservação do Meio Ambiente” no ano de 2011, entendeu que a melhor forma de divulgar os conhecimentos adquiridos e potencializá-los, era promovendo a Educação Ambiental nas escolas de ensino fundamental, sensibilizando as crianças da importância da preservação do meio ambiente. Este projeto é uma ação conjunta de cooperação com a JICA, o SIC-Shimane International Center e a Prefeitura do Município de Caçapava, onde membros do “Shizen Ambiental” também participam na sua coordenação.

Hoje, o Projeto Clareira na Mata que produziu dois cadernos com as diretrizes e orientações dos especialistas de Shimane, está implantado em todas as 13 escolas do Ensino Fundamental I de Caçapava, produzindo excelentes resultados ao meio ambiente e à sociedade. O programa Shizen Ambiental que é composto por vários coordenadores participantes do Projeto de Caçapava está apto e preparado para implantar outros projetos de sucesso, semelhantes ao Projeto Clareira na Mata em instituições e municípios focados nas questões ambientais.

Para quaisquer informações entrem em contato com Sergio H. Ishikawa pelo email grisarq.2000@gmail.com.

Projetos desenvolvidos dentro do Programa Shizen Ambiental até o momento (clique no link).

Confraternização

Promover a confraternização entre os associados e oferecer o melhor ambiente para a integração

Intercâmbio

Busca de intercâmbio com entidades relacionadas com o Brasil em Shimane

Benefícios

Realizar atividades que gerem benefícios mútuos para os associados nos dois lados do mundo.

Últimos posts

Seja um associado

Desfrute dos benefícios que a associação Shimane oferece para seus associados. Entre em contato para saber como se associar.
Cursos

A Associação oferece cursos em diversas áreas: saúde, entretenimento, terapia, jogos e arte. Além de fomentar o conhecimento da cultura japonesa com algumas atividades específicas.

Eventos

Contamos com uma estrutura que permite a realização de eventos periódicos, sempre privilegiando a integração e a socialização das pessoas.

Aluguel de Salão

Também oferecemos nosso salão para eventos particulares e corporativos. Com a proximidade do metrô e um amplo espaço, o salão conta com toda a infraestrutura que você precisa.